quarta-feira, 5 de março de 2014

Apelo de uma Mãe Mostra a Realidade na Educação


Enquanto o Governo importa médicos estrangeiros, estudantes brasileiros carentes vocacionados à Medicina não encontram vagas no SiSu e ProUni.



Esse apelo em forma de carta está rolando no facebook, escancarando a realidade na educação de nosso país. A Medicina ainda é curso só para ricos e vagas do SiSu ou ProUni são insuficientes.  Vejam apelo de uma mãe de uma estudante brasileira que almeja ser médica !


 “Como mãe venho humildemente por meio deste apelo com esperança pedir licença aos senhores para poder expor meu problema. Digo “esperança” por causa da minha filha que há 3 anos vem prestando o ENEM, para concorrer vaga no curso de Medicina mas sem sucesso pois essa faculdade é muito concorrida - nas Faculdades públicas são somente 19 vagas para 4 mil candidatos. Ela já tentou outra profissão, fez curso de Auxiliar de Enfermagem e está fazendo inglês. Mas ela não quer outra profissão, o sonho dela é ser Médica!

Sou Costureira, ganho um pouco mais que um salário mínimo, como posso pagar o valor de 6.920 (Seis mil novecentos e vinte Reais) mensais para custear a faculdade de Medicina da minha filha? É impossível para mim !! Pago o curso de Inglês para ela no valor de 259,00 (Duzentos e cinquenta e nove Reais) – curso já em andamento. Ela é muito esforçada, tirou notas boas no ENEM, inclusive na redação (700 pontos) porém não foi suficiente!

A Presidenta Dilma está trazendo médicos de outros países para o Brasil, isso é bom mas porque não ajudar os estudantes brasileiros, os jovens que querem ingressar na Medicina e que são carentes e não tem condições de pagar essa faculdade? Minha filha tem 20 anos e sabe o que quer, passa horas e horas estudando, lendo, assistindo documentários na área médica. Não sou contra a contratação de médicos estrangeiros aqui, só estou questionando “por que não investir, dar bolsas de estudos ou abrir mais vagas nas Faculdades Públicas para pessoas que não podem pagar ”?

Tenho visto nos noticiários de como o povo é bom! Ajudando ex-deputados, estes conseguiram arrecadar milhares de reais em tão pouco tempo pra encobrir seus erros. Foram eleitos, desviaram o dinheiro público, traíram a nação, mesmo assim o povo perdoou e ajudou! Mas será que eles precisavam? São pessoas bem remuneradas e prósperas!

Mas eu sou uma humilde trabalhadora, costureira de profissão – vejo toda essa situação e comparo com o drama de minha filha que tem um sonho de servir as pessoas através da Medicina!

Por isso, tomei coragem e venho humildemente pedir ajuda para mudar a situação da minha filha. Me corta o coração vê-la todos os dias debruçada sobre os livros estudando, se preparando – até com olheiras nos olhos de tempos em tempos sem nada conseguir. Vejam que não estou pedindo dinheiro pra comprar um carro ou uma casa e sim pra ajudar nos estudos da minha filha.

Sei que o povo brasileiro é solidário por isso venho pedir a tua ajuda. Quem sabe se um dia você ou um filho seu precisar de um atendimento médico, minha filha não estará lá pra te ajudar?  A todos os que me apoiarem e me ajudarem nessa luta não prometo nada a não ser minhas orações, que vou orar e agradecer a Deus pelas suas vidas, por sua solidariedade, bondade e compreensão. Muito Obrigada pela atenção e pela ajuda!  Segue abaixo os valores mensais que eu preciso pra poder pagar a Faculdade de Medicina da minha filha Tatiana. Uma simples Mãe. Sueli de Oliveira.

Mensalidade: 6.920,00 mensais / Livros e apostilas: 65,00

Para doações: as contas abaixo estão em nome de Sueli de Oliveira

Banco Bradesco Agencia 0106 / conta-corrente: 085782-3
Caixa Econômica Federal Agencia 1655 / poupança: 013 – 0075490-7. Muito Obrigada!"

Texto: extraído na íntegra do facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário